Desafios e perspectivas da Gestão de pessoas no Agro

É fato que a profissionalização no gerenciamento das “empresas do campo” vem trazendo mais produtividade e eficiência ao setor.
A evolução dos produtores rurais com competência para empreender também está relacionada ao desenvolvimento de pessoas – hoje considerado chave para todos os mercados.
O que é gestão de pessoas?
O objetivo dessa área é trabalhar com eficiência utilizando os recursos humanos disponíveis e conseguir criar, manter e desenvolver pessoas com habilidade e motivação para realizar os objetivos da empresa.
Cada empreendimento pode definir quais são os objetivos específicos da área e determinar quais estratégias e metodologias específicas irá utilizar para alcançá-los.
Quais são as principais atribuições e pilares da área?
A gestão de pessoas procura engajar e estimular o comprometimento e o progresso da equipe, além disso, ela também é fundamental para a formação de lideranças.
Também são atividades desempenhadas pela gestão de pessoas a contratação de novos funcionários, a avaliação de desempenho, a capacitação, a realocação e as promoções dos colaboradores.
Desafios da gestão de pessoas no agronegócio
Apesar do crescimento observado nos últimos anos, o setor agropecuário brasileiro ainda sofre as consequências do êxodo da população rural para os grandes centros urbanos. Também fatores como a falta de gerenciamento em negócios familiares e o despreparo em relação à chegada da tecnologia também não contam a favor dos empreendimentos rurais.
Além de ver os seus funcionários deixando o campo para trabalhar na cidade muitos produtores não sabem como administrar e gerir as pessoas com quem trabalham, trazendo uma rotatividade profissional muito grande para esses empreendimentos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO), para garantir o equilíbrio da segurança alimentar mundial a produção de alimentos precisa aumentar em 60% até 2050.
Por que a gestão de pessoas no agronegócio é importante?
A participação humana segue sendo imprescindível para operar equipamentos e realizar várias outras atividades envolvidas da produção. Por outro lado, profissionais com conhecimento e competência também são necessários para saber manejar cultivos com eficiência e responsabilidade no uso de recursos naturais.
É por isso que os funcionários precisam ser considerados ativos das empresas também no agro, isso significa ter pessoas competentes, preparadas e geridas por uma boa gestão de pessoas no agronegócio.
Impactos positivos para as empresas rurais
O investimento na gestão de pessoas no agronegócio traz uma série de benefícios para os empreendimentos e, consequentemente, para o setor em geral.
Entender se o seu funcionário consegue identificar problemas e propor soluções com eficácia possibilita que ele seja colocado em uma função estratégica para a empresa rural, trazendo resultados positivos e promissores para o setor.
O AGRO NÃO PARA!
PLASTIJET, SUA PARCEIRA NO AGRO DESDE 2007.